Pages

quinta-feira, 17 de janeiro de 2013

Xaropes naturais de mel

Ontem ouvi uma noticia na televisão...

Em Fevereiro vamos todos estar doentes com gripe (devem ter falado com o polvo que adivinhou os golos do euro... ou seria do mundial?), portanto o estado disponibilizou vacinas para os grupos de risco (o estado é nosso amigo, obrigada, pá!) para não entupirmos hospitais, nem faltarmos ao trabalho (obrigada,obrigada,... nunca é demais agradecer!). Quem não pertencer aos grupos de risco sugere-se que comprem a vacina ou na impossibilidade... lenços de papel!

Fiquei a pensar se eles não terão lá no frigorífico umas quantas vacinas a acabar o prazo e esta foi a maneira de se livrarem delas... Eu não escrevi isto, foram os meus dedos ficaram presos no teclado e digitaram estes caracteres.

Então, pus-me a pensar que poderia eu fazer para ajudar as pessoas, é que andarem todos ai na rua a espirrar para cima de mim é chato... Então decidi: Podem ficar com as vacinas da minha família (depois desta minha boa acção vou para o céu!).

É que eu vou fazer uns xaropes caseiros que são mais saudáveis e saborosos, querem ver?!


Combinações de mel e citrinos, são remédios optimos para a tosse, gripe ou dor de garganta ou simplesmente para saciar a gulosice. Estas mézinhas antigas funcionam!
O mel pode acalmar a tosse. Tem propriedades anti-oxidantes e anti-microbianas que podem combater as bactérias. Combina-lo com limões e outros citrinos, ervas e especiarias, é uma forma natural e deliciosa para tratar os sintomas de gripes e resfriados.  



Como usar:
- Tomar 1 colher ou 2 de xarope de mel para aliviar uma tosse ou dor de garganta.
- Misture 1 colher de sopa bem cheia (ou mais, se preferir) numa chávena de água quente.
- Misture 1 colher de sopa bem cheia (ou mais, se preferir) numa chávena de chá quente.
 


Que ingredientes podem ser usados, devido aos seus nutrientes e sabor:
mel mel puro.
Frutas citricas - limões, limas, laranjas e clementinas
Ervas - alecrim e hortelã (frescos).
Especiarias - gengibre (fresco ou seco), cravinho, a canela, cardamomo em pó
.


Algumas combinações interessantes que podem ser feitas:
- mel, laranja e gengibre (raiz ralata ou em pó),
- mel, clementina e cardomomo, 
- mel, lima e hortelã,
- mel, limão e alecrim,
- mel, laranja, cravinho,
- mel, laranja, cravinho, gengibre (raiz ralada ou em pó),
- ...


Armazenamento e prazo de validade:
Bem tapados, armazenados no frigorífico. Se usar muito os xaropes pode ir adicionando mel para manter o frasco cheio. Mantém as caracteristicas durante 1 a 2 meses. O mel é um conservante natural e a os citrinos tem um ph elevado o que lhes dá um bom pode conservante. Ingredientes frescos como a hortelã, diminuem a validade, pelo que devem ser retirados ao fim de 6 dias.


Eu fiz de limão e alecrim o próximo será de laranja e cravinho!

Um sitio que vale a pena visitar e de onde tirei estas receitas e dicas, espreitem que por lá têm mais informação e fotos deliciosas!

E por aí preferem vacinas ou xaropes naturais!?

34 Seres especiais comentaram :

Fernanda disse...

Ena! As noticias que ando a poerder! Se não tivesse lido aqui, nem sabia que tinhamos que entrar em "modo" constipados em fevereiro.

Gosto do aspecto to teu xarope.
Vacinas, o menos possível!

Naná disse...

A minha sogra faz um xarope para a tosse seca que é uma bomba, mas ficas sem tosse em 48h
hei-de pedir-lhe a receita!

Tanita disse...

Eu faço sempre chá de limão ou laranja, com gengibre e mel, ou canela... são optimos humm

Gata disse...

hahahaha Vacinas fora do prazo? Nã....
Por cá, é a típica "ruindade", nada me pega ;)
Beijinhos e boa quinta!

Especialmente Gaspas disse...

Fernanda,
Temos, há que acompanhar as tendências do pais!

Naná,
Pede! A minha sogra acho que tb tem uma receita boa, disse-me o meu homem ontem qd me viu a fazer este... tenho de investigar!

Tanita,
Bons ingredientes!

Gata,
Essa da ruindade, tb costuma ser a minha safa!! :D

Maria João disse...

Boa dica!

Para a tosse faço, açucar mascavado com cenoura.

Para a dor de garganta, faço açucar mascavado com limão.

Bjs,
MJ

Hazel Evangelista disse...

Isto para mim não era um xarope, mas uma guloseima daquelas que eu até simulava uma tosse só para ter um pretexto para o tomar :)

Fashionista disse...

que bom! e que frascos lindos!

An@ disse...

Olá

Quando estive grávida do meu filho que apanhei uma valente constipação o que me safou foi o mel e limão.

E olha que eu tossia e muito!

Rica ideia
Obrigada por partilhares connosco :)

Bjs

Maria Duarte disse...

Sempre boas ideias.
Tenho lá umas limas perdidas... logo já vou experimentar o de lima e hortelã

Um Beijo
Maria

Especialmente Gaspas disse...

Maria João,
Açucar mascavado e cenoura às vezes tb faço para a tosse :)

Hazel,
Vá molha la o dedo....

Fashionista,
Dão logo outro look ao frigorifico :)

An@,
De nada... coisas boas partilham-se sempre! :)

Pontinhos ao vento,
Depois não te esqueças de tirar a hortelã :)

maria disse...

"Fiquei a pensar se eles não terão lá no frigorífico umas quantas vacinas a acabar o prazo e esta foi a maneira de se livrarem delas." Ora, nem mais. Qual é a dúvida!? Aquela coisa do "there is no such thing as a free lunch" nunca fez tanto sentido.

Gostei das dicas. E como existe um limoeiro na casa do pai, e os limões fazem o favor de cair no chão, portanto acho que acabei de arranjar uma solução.

Vacinas e xaropes naturais também. Um não anula o outro.

S* disse...

Yummy, deve ser mesmo bom.

Bombom disse...

Eu também sou apologista de remédios naturais e caseiros de preferência. Por isso, fiquei encantada com estas tuas sugestões. Aqui em casa da "terceira idade", ninguém vai com as vacinas! Em Dezembro apanhei uma constipação fortíssima e curei-a com muito agasalho e chás de gengibre com mel. Agora vou anotar as sugestões dos xaropes que partilhaste connosco, para usar quando for preciso. Obrigada! Bem Hajas! Bjs.

Bárbara Silva disse...

Pois, porque foi ele que comprou as alianças :)

Unknown disse...

Tenho que experimentar isso, o xarope de cenoura já não faz efeito ao jeitoso. O homem anda sempre constipado!

;p)

Anônimo disse...

Tem muito bom aspecto!!
Cá em casa usamos própolis, ao menor sinal de constipação atacamos logo.
O meu filho fazia muitas amigdalites e todos os anos tomava antibiótico, desde que uso o própolis nunca mais tomou o malfadado remédio.

Especialmente Gaspas disse...

Maria Madalena,
Com sorte a validade não acaba amanhã...

S,
:)

Bombom,
Depois quero ver fotos dos teus frasquinhos :)

Bárbara,
:D hehe daí a preocupação :)

Lúcia,
Dá-lhe sumo de laranja :)

Poupadinha,
Por acaso foi coisa que nunca usei. Vou investigar, pode dar jeito para os mais pequenos!

Anônimo disse...

Compras em qualquer loja de produtos naturais. Coloco 10 gotas num copo de água, tomo 3 vezes por dia. Atenção que aquilo sabe mal que se farta, tem de ser de golada.=P
O meu filho tem 10 anos, dou-lhe metade da dose, 5 gotas, 3 vezes ao dia.

http://www.celeiro-dieta.pt/index.php?id=95&t=194

Anônimo disse...

Ah, para quem tem asma não é recomendado. Eu tenho asma mas não me faz mal.

Os teus filhos ainda são pequenos, talvez seja muito forte para eles. Comecei a dar ao meu mais ou menos com 7 anos.

Palco do tempo disse...

deve ser bom :)
Bom fim-de-semana :)

Katie disse...

Uau que bom aspecto!
Também acho que as mézinhas antigas por vezes funcionam melhor em vez de andarmos a nos encharcar de medicamentos.
Tudo o que é natural é melhor!
:-))

Unknown disse...

gostei mt da sugestao! qd precisar vou aproveitar :)
bjinhos

Betty Gaeta disse...

Gostei da dica. Já favoritei o post para guardar a receita.
Beijos 1000 e um ótimo final de semana para vc.

GOSTO DISTO!

Sónia disse...

Olá!!!
Fiz a minha formação académica no Brasil (sou Pediatra). Um dos meus livros de Pediatria de um Pediatra paulista fantástico, ensina uma receita caseira que já ajudou a minha família inúmeras vezes e já me rendeu um lindo ramo de flores de uma mamã agradecida do Hospital onde trabalhei aqui em Portugal. Passo a partilhar:

um dente de alho partido em 4 no fundo de um copo. Enchê-lo com água a ferver e tapar o copo com um pratinho por 10 minutos. Destapar, jogar o alho fora e fazer com essa água o chá da vossa preferência. Pingar limão e adoçar com mel!
O limão é bactericida. O alho é expectorante e o mel... já muito foi dito dele aqui. Saúde para todos nós! Beijinhos

Sónia
(www.minhacasinhaeassim.blogspot.com)

Sónia disse...

Ahhhh.. e o própolis é largamente utilizado em terras tupiniquins (brasileiras), com sucesso.
Beijinhos

mollymell disse...

Bom dia!

Aqui são quase 8:15 da manhã.

Seu texto é uma delícia de ler, simplesmente adorei.

Aqui tbém temos uma epidemia de gripe. Eu nunca tomei vacina pra gripe, prefiro como você remédios + naturais. Gostei muito dessas receitas e vou guardá-las. Só não sei o q é cardamomo.

Maria Duarte disse...

Já usado e aprovado o de lima e hortelã (e o pessoal cá de casa até come a hortelã).
Já feito também o de laranja e cravinho, mas acho que não vai ficar tão bom quanto o de lima. A laranja era muito sumarenta e parece-me que está demasiado liquido. Para já está à espera

Beijo

Unknown disse...

Adoro estas mezinhas e ponha-as sempre em práctica! Nos xaropes "caseiros" sou fã dos que contenham limão (adoro limão, comi quilos durante a gravidez ahahah) e da velha e boa cenoura com açúcar LOL...mais que não seja pela gulodice eheheh.

Beijinhos,

Especialmente Gaspas disse...

Sónia,
Grata pela dica :)

CV Love disse...

Obrigada pela dica!=)

Doríssima disse...

Parece-me ser uma boa sugestão, vou experimentar! Para a tosse com espectoração faço xarope de nabo e até resulta. As tuas fotos ficaram bem bonitas ;)

Cely Abdel Hadi disse...

O xarope de mel com limao e gengibre, é so cortar tudo e colocar num vidro?

Cely Abdel Hadi disse...

Para fazer o xarope de mel com limao e gengibre, é so cortar tudo e colocar num vidro?

Related Posts with Thumbnails