Pages

terça-feira, 12 de abril de 2011

Ele há pragas, e... pragas!

Uma das pragas que ataca as faveiras é a Orobanche spp*, também conhecida como rabo de raposa!
Graças a esta praga este ano os meus sogros perderam 80% da sua cultura de favas.

As minhas não foram atacadas pelo rabo de raposa, mas sim,... pela pata de cão!
Praga esta que apesar de ter apenas 7 meses pesa já mais de 35 kg. O rapaz pensa que é caçador, então salta a rede e chafurda-me as faveiras todas atrás de ratos, lagartixas e tudo o mais que se mexa...


O ano passado a praga foi outra... dente de coelho! Pus as faveiras numa zona não vedada e afastada da casa, o que fez as delicias dos "cueca branca"!!

Estou curiosa com a praga que terei para o ano... será a orelha de elefante, focinho de porco, crina de cavalo...??

E por aí, também têm as pragas rabo de raposa, pata de cão e dente de coelho?


*Junto a alguns pés das faveiras, às vezes aparece uma planta, que cresce até 2 palmos de altura, erecta, de cor amarelada ou esbranquiçada, com muitas flores que cresce sobre as raízes da faveira, absorvendo-lhe a seiva e acabando por matá-la ou, debilitá-la. Conhecida por “erva-toira” ou “rabo-de-raposa” com nome científico de Orobanche crenata.

26 Seres especiais comentaram :

Sandrass disse...

Quando vieres cá, espreitas as da minha mãe ;)

Podes levar à vontade.... assim como eu menos arroz de favas hihi

No ano passado ela congelou e ainda tem ...vê bem quantas nós comemos ...

Bjs ;)

Sissamar disse...

Sim sim, por aqui o terror das plantas chama-se Cão Preto!!! Ele é mijar nelas até que fiquem sequinhas e amarelinhas, ele é esgravatar até lhes expor todas as razes, ele é come-las para se purgar... enfim, nada escapa a esta praga canidea!
Agora a sério, é raro plantar alguma coisa pois só tenho cerca de dois palmos em redor do muro mas o pior pesadelo são os caracois... tenho-lhes uma raiva tão grande... por isso que como todos aqueles que posso para ver se lhes acabo com a raça!

Sissamar disse...

Deixa-me dizer-te que tenho adorado as fotografias lá de cima! Um mimo!
Parabéns!

Velud'arte disse...

Por aqui o "rabo de raposa" também ataca... levo hojue as primeiras favas para provar.

amora disse...

Dessas não tenho, mas tenho outras que desconheço e queria utilizar alguns produtos naturais para as erradicar... Tenho que pesquisar! Eu também queria ter um bicho com uma pata assim :)

Especialmente Gaspas disse...

Sandras,
Nham Nham... vou gamar favas!!

Sissamar,
Pois, caracois, aqui este ano tb há uma praga valente e daqueles pequeninos... Parece um infantário gigante!
Bigada!! :))

Velud'art,
Eu já provei! Adoro favas!! :) Mas têm de ser feitas cá à minha maneira!

amora,
Um bicho com uma pata assim, só vedando a horta, e bem vedada :P :) Grrrrr....

Sandrass disse...

Tens muitos caracóis e não convidas a malta para uma caracolada (amuei)

dinona disse...

Solução para essa praga?
Jornal no focinho ehehehehe

Mafalda S. disse...

Desculpa, mas tive de me rir da forma como contás-te o problema com as favas. Teve imensa piada.

Bem, também estou curiosa por saber o que virá no ano seguinte.

Beijinhos e uma excelente semana

Especialmente Gaspas disse...

Sandrass,
São tão pequeninos que com casca ainda os ias palitar nos dentes e saiam inteiros... pelo menos os que andam de volta da horta. Pelo terreno não sei se há maiores, tenho de espreitar.

dinona,
Ontem foi broculo no focinho... um que partiu!!

Mafalda,
No ano seguinte esperemos que venham 100% de favas!!!

mfc disse...

Olha aqui o que eu aprendi acerca de pragas!!!
Vou fugir, antes que alguma me tope!!!

Anônimo disse...

Hum, sofro com a praga Unhas de Gato. Ah, não resta nada!
Beijos querida
ursulaferraricoach.wordpress.com

Hellen Caroline disse...

Hahahaha!
Concordo com a dinona,só jornal no focinho torna-se uma talvez solução rss
Gaspas,obrigada por visitar meu espaço dando-me a oportunidade de vir conhecer aqui também,tudo muito encantador aqui a começar pela foto de banner,uma graça!
Voltarei sempre que eu puder,fica a vontade para visitar-me qd quiser também!
Beijos

pituxasilva disse...

OLÁ.
Sei bem do que falas tb tenho cá disso.

Tenho a minha horta toda vedada mas quando a Yara consegue lá entrar ,parece q tem patas de elefante lol

beijos e lambidelas da malta
pituxasilva

Especialmente Gaspas disse...

mfc,
Foge depressa :)

Ursula,
A praga unhas de gato também é tramada :))

Hellen,
Grata pela visita :))

pituxa,
São uns traquinas... com sorte daqui a 2 anos está mais calmo :))

Paula Li disse...

Oi Gaspar, obrigada pelaa visita. Eu não cultivo nenhuma plantação, mas acredito que aqui não deve ser diferente.
Bjs

Gigi disse...

Ola Gaspas,nossa nunca tinha ouvido falar ouvido falar nessas pragas.

Adoro favas .

por aqui nao tem ,quando regressar ao Brasil quero comer muito.

Adorei as fotos do Layout.

Callia Amaris Harpia disse...

Além da pata de cão que é combatida com os meus berros, tem também uma praga verdadeira, hoje descobri pulgão na minha jaboticabeira, já estou a providenciar o combate....Ó,tristeza!!!

Especialmente Gaspas disse...

Paula,
É, cães há em toda a parte... :)

Gigi,
Adoro favas!!

Paula M.,
Os meus pais tb sofreram com a praga gatos dos vizinhos.
A minha mãe plantou cactos onde eles costumavam ir fazer estragos pois tentou pimenta e não resultou!! :)

Nanda,
Por aqui tb há pulgão, grrr... nas roseiras!

Maria Lavrador disse...

Tou a ver q as pragas n te largam as favas, seja de que formam for... :)

Bjs

An@ disse...

Por aqui não se cultivam favas mas comem-se!! Eh eh eh

Eu não gostava mas agora gosto... nham nham!

Beijokas

Unknown disse...

Eh pá!! Mas que chatice heim!!

Meus sogros já tiveram um problema assim durante alguns anos, eram "pataS de cãesS", davam cabo do feijão verde.
Mas a praga provinha de um familiar nosso que tinham várias "pataS de cãeS" a guardar o gado, fizeram tanto prejuízo, aff!!!
Até que este tio resolveu mudar o gado de sítio.

A agricultura não é simples como parece, tem destas coisas e as pragas quando chegam dão muito prejuízo.

Beijinho grande.

Maria Vicente disse...

Amo favas de paixão.
Que chatices, senão é as pragas são as patinhas felizes do bicho..tas feita.
Nos por cá e uma especie de pulgas nas flores do min jardim...que nervosssss.
E não sei que deu numa arvore que tenho, metade mas mesmo metade ficou queimada a outra metade está linda...terá sido um raio? Não sei que se passa.
Beijoca

Especialmente Gaspas disse...

Maria Pereira,
é para dar ânimo à vida :))

An@,
Comer é bom... muito bom :)

Patricia,
Pois, os 4 patas são úteis e amigos, mas às vezes deixam-nos doidos... principalmente os cachorros, os adultos nem tanto :)

Maria Vicente,
Seria algum químico? ou sol mais forte desse lado? Adubo? Alguma praga nesse ramo?

PINTA ROXA disse...

Eu nas favas não tenho mesmo nenhuma praga.. detesto favas rsrs.
bjoss

Betty Gaeta disse...

Estou rindo muito, pois minhas pragas são gatos! Eles arrancam tudo. Já deram fim em vários vasos aqui em casa.
Bjkas e uma 4ª-feira maravilhosa para vc.

www.gosto-disto.com

Related Posts with Thumbnails