Pages

domingo, 11 de abril de 2010

Pão Caseiro...

Huummm... Chegaram-me agora aqui, à cozinha, três pães caseiros feitos em forno de lenha.

Cá em casa temos a sorte da minha S ter aprendido com a mãe dela a fazer esta delicia. Querido, aproveita e vai aprender com ela, seria mau perder esta tradição...

Saído do forno, ainda quente, a fumegar... pôr manteiga em cima, ou azeite. Só quem experimentou esta delicia, sabe do que estou a falar. Oh, Santa Gula!!!
Antes de me terem colocado a cruz (o moço simpático que dorme comigo) às costas, comia pouco pão. Nas refeições principais nunca comia, apenas ao lanche. Mas D.C. (depois da cruz) Ui... não falha uma refeição, sempre acompanhado por um chouricinha ou um queijinho. Sim, ainda estou magra :)

Os ingredientes são:
- Farinha
- Água
- Fermento de padeiro
- Sal

Quanto mais fermento se põe menos tempo é preciso amassar, mas, mais fica a saber a fermento. Logo deve-se é dar ao braço :)

Vê-se quando o forno está pronto para receber o pão quando os tijolos passam de vermelho a branco. Antes de o colocar lá dentro limpa-se o forno com um ramo de aroeira e acumulam-se as brasas à porta do mesmo. De seguida dá-se a forma aos pães e rapidamente se coloca lá dentro para que cozam todos ao mesmo tempo. Tapam-se por cima com um ramo de aroeira para que não queime. Espera-se... e voilá, pronto a tirar, cortar e comer com azeite e açucar :)

Qual carcaça, qual pão bimbo, qual quê... pão caseiro é que é!!

5 Seres especiais comentaram :

Silvana Fabbri disse...

ô meu Santo Deus .... que Nossa Senhora da Gula não nos ouça ... mas isso está me parecendo um manjar dos Deuses kkkkkk, eu nem me atrevo a fazer, acho que não sairia nada.
Beijokas e excelente domingo.

Tuquinha disse...

eu partilho exactamente da tua opinião. Ainda me lembroo de me lambuzar toda com pão caseiro ainda quente do forno de lenha,que o meu Pai barrava com azeite e açucar...era um regalo.
beijinhos

Style disse...

Hum... agr fiquei com fome!

Obrigada por teres passado no Style&Stuff!
kiss*

Maria Papoila disse...

Também adoro! E a minha avó de Mirandela faz cá uns pães...Uma delícia!
Adoro comer a "carocha" do pão com azeite, sal e alho (esta tradição já é algarvia)! Hás-de experimentar!
Beijinhos

Especialmente Gaspas disse...

Carocha? Será o que por aqui chamamos... maminha? :P

Related Posts with Thumbnails